quinta-feira, 24 de julho de 2008

Anorexia e Bulimia

Como se fosse necessário dizer mais alguma coisa sobre este tema, os vídeos que se seguem encarregam-se de o fazer.

As preocupações inerentes em casos como este tipo de perturbação prendem-se exactamente com o facto do afectado não ter consciência da sua patologia, permanecendo num estado de degradação até que alguém exterior tome conta da situação.

Apenas desejo que este post sirva de alerta para as terríveis consequências que esta perturbação provoca no corpo e mente humana.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda que o nosso ser é dual, não podemos negar que a mente e o corpo estão inevitavelmente ligados.
Ao sofrermos danos numa parte, a outra sofre, e assim se cria um círculo vicioso.
O que se constata nestes filmes e nessa perturbação é que a mente, estando doente, irá provocar danos no corpo, no caso específico da anorexia de forma muito violenta, tanto para a anoréctica como para os seus familiares, pois é uma perturbação do comportamento alimentar que provoca grande sofrimento nas pessoas mais próximas, em que irão observar a pessoa amada deixando-se literalmente morrer, quer por uma recusa da sua feminilidade, quer por padrões de beleza ou outros motivos.
Independentemente das razões que levam uma anoréctica a deixar de comer, é uma perurbação que revela um grande mau estar interior e um grande sofrimento, cujas origens são muito mais profundas e complexas, muito para além da explicação habitual dada, relacionada com a moda e os manequins.
Aliás, quando é feita uma intervenção numa anoréctica, vários técnicos, das mais variadíssimas áreas são activos no processo, desde médicos, psiquiatras, psicólogos com várias especialidades, nutricionistas; havendo uma intervenção individual, mas também familiar.
Assim, devemos sempre ter um conta que alterações físicas podem significar muito mais que um mau estar ou uma doença passageira. Pode de facto significar um verdadeiro sofrimento psíquico, que não deve ser menosprezado e deve ser devidamente identificado e tratado, porque a velha máxima "mente sã em corpo são" revela grande verdade, quer num caso mais drástico de anorexia, quer para todos nós no nosso dia a dia, de forma a podermos melhor gozar a nossa experiência que é a vida, com o nosso corpo, que, com todos os defeitos que possa ter ou os complexos que podem surgir, a verdade é que á a única coisa que é somente nossa, daí a necessidade de ser mesmo cuidada.