quarta-feira, 20 de agosto de 2008

De quem é a culpa?

Este é mais um fenómeno característico do ser humano. A Agressividade é natural, existe mesmo, não sendo exclusivo do ser humano. Os animais também possuem Agressividade, até os peixes são agressivos. A Agressividade é necessária, sem ela não seríamos o que somos, sem ela não conseguiríamos ser adultos capazes de sobreviver. Os animais utilizam a Agressividade para competir pelo alimento, competir pelo parceiro sexual e competir pelo habitat. O Homem tem usado a Agressividade para agredir o seu semelhante e quem sofre com isso são as pessoas que se encontram em posições enfraquecidas, normalmente mulheres e crianças que por serem ainda dependentes de alguma forma, acabam por sofrer as consequências de um comportamento criminoso que a pouco e pouco tem-se tentado erradicar da sociedade.

Mas como se poderá erradicar um comportamento se ele faz parte de nós? Se é verdade que a Agressividade é necessária, a forma como a utilizamos não tem sido a mais correcta. E isso transparece no comportamento que vamos deixando à nossa volta. Sempre se soube que comportamentos agressivos produzem mais comportamentos agressivos mas a política do "olho por olho, dente por dente" está de tal maneira enraizada que mais não fazemos que seguir cegamente o caminho que nos foi posto à frente pelos nossos modelos.


Na verdade, cabe a cada um de nós fazer um esforço verdadeiro para que este fenómeno da violência doméstica passe a pertencer apenas a más recordações. Se é certo que muito tem sido feito para debelar esta chaga, ainda muito pode e deve ser feito para que se possa viver num mundo digno de se chamar civilizado.

Sem comentários: