segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Amar é...

O Homem é, por certo, o único ser neste planeta que não se encontra em perigo de extinção. Isso significa que ainda o teremos que aturar durante mais algum tempo. O Homem cedo tentou distanciar-se do mundo dos animais por considerar-se superior a instintos e comportamentos selvagens. Com isso, o Homem acabou por se afastar de outros comportamentos ditos animais, tais como o altruísmo, a comunhão, o amor ao próximo, entre outros. No entanto, qualquer pessoa saudável concordará que a agressividade humana, a violência praticada contra os seus semelhantes, a destruição dos seus lares, a poluição, a guerra, a escravidão, as experiências da indústria cosmética, o aborto como solução final, o racismo, o desprezo pelos direitos dos oprimidos, a exploração cultural e o genocídio, só para exemplificar alguns, são comportamentos muito mais animalescos mas praticados impunemente pelo Homem. Já os animais, resumidos a uma tentativa inglória de sobrevivência em relação ao maior predador de todos os tempos, o Homem, cada vez mais empurrados para espaços minúsculos de terreno para que a sede de poder e a ganância humana possam imperar, ainda conseguem surpreender-nos com comportamentos verdadeiramente notáveis, exemplos de amor, afecto, compaixão, amizade, gratidão e altruísmo. Não há dúvida que os animais são irracionais...Qual o ser racional capaz de sofrer nas mãos de outro o que algumas espécies animais sofrem e ainda assim continuar a viver de forma selvagem e pura? O Homem não precisa de tanto para exterminar meio mundo!

Deixo três exemplos inesquecíveis de toda a beleza deste mundo, estes sim são dignos de serem vistos e revistos! Ainda temos muito para aprender com os animais...




Termino com uma citação que me marcou desde a primeira vez que a vi quando criança:

"Chegará o dia em que o homem conhecerá o mais íntimo dos animais. Nesse dia qualquer crime cometido contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade."
Leonardo da Vinci (1452-1519)

Que saudades tenho do meu futuro!

2 comentários:

Anónimo disse...

O Homem é o mais ingrato filho da Mãe Natureza, vil para com os seus semelhantes e para com os outros animais. E todos os dias sofremos as consequências do cúmulo de erros, porque temos o mundo que merecemos.

Anónimo disse...

Estes momentos entre homens e animais emocionam-me sempre, ainda por mais como som de fundo tua música favorita, que tem também o seu quê de enternecedor.
Ao ver estas imagens, fico como uma sensação de plenitude, de serenidade e de esperança.
Não me parece correcto desprezarmos sempre o nosso papel como seres humanos, sem nada fazer para que ocorra uma mudança ou uma evolução a nível mais individual ou pessoal. Que tal começarmos por nós, questionando-nos neste sentido: que posso eu fazer ou mudar para melhorar? Como posso contribuir para melhorar as coisas? Onde residem as minhas falhas? Como colmatá-las?
Devemos sempre começar por nós, para podermos contribuir de forma mais alargada, transimtindo de seguida as nossas ideias e experiências, esperando que façam eco.

Vi uma vez um esquema na Revista National Geographic, em forma circular, que demonstrava a nossa ligação a nível evolutivo com todos os seres vivos deste planeta. Pareceu-me ver uma árvore genealógica, como se de uma grande família se tratasse... Que reconfortante saber que somos, de uma certa maneira, todos irmãos...