segunda-feira, 19 de maio de 2008

O caminho para o despertar

O caminho para despertar através das Quatro Nobres Verdades:

A primeira é a constatação de que a condição humana é sofrimento. Esse sofrimento emerge da Segunda Nobre Verdade, que é a nossa dificuldade em encarar o facto básico da vida, o de que tudo é transitório. Todas as coisas nascem e morrem. Nós sofremos porque nos agarramos ao sonho da vida, às ilusões dos sentidos, à fantasia de que é possível manter tudo como está, e não aceitamos que o mundo é um rio que passa. É esse o nosso karma. Vivemos na convicção de que somos seres individuais, quando na verdade fazemos parte de um todo indivisível.
A Terceira Nobre Verdade estabelece que é possível quebrar o ciclo do sofrimento, é possível libertarmo-nos do karma e atingir um estado de total libertação, de iluminação, de despertar. O Nirvana. É aqui que a ilusão de individualidade se desfaz e nasce a constatação de que tudo é uno e que nós fazemos parte do uno.
A Quarta Nobre Verdade é o óctuplo caminho sagrado destinado à supressão da dor, à fusao com o uno e à elevação ao Nirvana.

1 comentário:

Sofas disse...

E ja que a vida e curta, devemo-la aproveitar bem, todos os segundos! E claro sempre tentar: "Viver a vida a sorrir para a vida nos poder sorrir".

Eu pelo menos tento sempre pensar que cada passo que dou vai ser mlhor que os anteriores.. Logo, quando chegar a altura de partir e bom acreditar que nem tudo acaba ali, apenas sera mais um passo diferente que iremos ter de encarar!